Num destes dias de Agosto, onde toda a população de Portugal se concentra (em peso!) na Costa Algarvia, decidi ir para um pouco mais longe, mas ainda assim pertinho de uma das zonas mais movimentadas na época balnear: Portimão/Lagos. Mesmo em frente a Alvor, e ao lado de Lagos/ Meia-Praia. Pois é, logo ali.
A vantagem, é que ao longe se veêm "formigas" e por alí, meia dúzia de pessoas, têm uma área de mais de 2 km de costa livre só para nós!
Dificuldade: pois é! É o acesso. Ou se vai a pé, ou se é previlegiado e se tem coragem para atravessar um pontão prestes a ruir a qualquer momento ou maré...
A minha menina também pôde ir e passou o dia, literalmente, na água, na tentativa infrutífera de apanhar uns peixinhos que insistiam em andar à sua volta...
Entre uns mergulhos, umas braçadas e umas voltinhas na areia para ficar como um croquete, um momento de descanso... se bem que a areia nos olhos incomode um bocadinho! Mas a mamã limpa....
Mas como tudo o que é bom, acaba por ter um fim, também o nosso dia de praia chegou ao fim. Afinal, ainda tinhamos uma horita de viagem.
Já agora, partilho convosco as imagens da paisagem que nos rodeava....
simplesmente digna de uma visita em qualquer época do ano.
Pequeno "estuário" na Ria de Alvor, onde é praticada a arte do viveirismo de bivalves...e onde os mais pequeninos podem gozar de um dia literalmente dentro de uma banheira gigante!
Este é caminho que temos que atravessar. O único que nos leva até às dunas, através da Ria.
Parapente (quedas e trambolhões) praticado durante todo o ano, sempre que o vento o proporciona, dando cores diversas à paisagem e imenso movimento.
Aqui vemos então os "tabuleiros" de bivalves, num momento de maré vazia, onde o "cuidador" verifica o estado dos mesmos. Deixo as explicações técnicas, para os entendidos na matéria, pois eu só sou entendida no prato!
Mas a imagem é muito especial...
E aqui estamos nós de partida.... o caminho vai ficar bem mais estreito e esburacado e digamos, da largura da viatura...ou um pouco menos!
"Ready to go"..... cheinha de sono.
E este foi um dia de praia, relaxante, sem me preocupar com estacionamento, com o não puder partilhar desta maravilha à beira-mar plantada, juntamente com a minha companheira canina, e sem que tenha que fazer um cálculo da melhor forma de colocar a toalha e o guarda-sol, sem tocar na vizinhança!
Um lugar único, numa região linda e melhor....logo ali!
Bons passeios e bom resto de verão...
Sem comentários:
Enviar um comentário